Home América Central O que fazer em Havana, Cuba – 15 atrações e dicas (guia completo)

O que fazer em Havana, Cuba – 15 atrações e dicas (guia completo)

by diannyviajera

 

¡Hola! ¿Qué tal? Ainda não sabe o que fazer em Havana em meio ao seu roteiro para Cuba? Se engana se você acha que Cuba é só praia e cidade antiga. Então vem comigo e não perca essa lista das principais dicas e atrações.

Assim como muita gente, eu não sabia o que fazer em Havana muito bem e só estava escolhendo este destino como passagem para chegar ao mar caribenho e aos resorts all inclusive. A princípio ficaria apenas 2 dias em Havana e o resto, mais uma semana, em Varadero. Foi então que alguém me soprou ao ouvido e me disse pra ficar mais tempo em Havana e “obrigada pessoa, foi incrível!”. 

Portanto, se você que acha que não tem nada para fazer em Havana, além de uma cidade velha e carros antigos, você está redondamente enganado. Existe muito o que fazer em Havana, sim!

O que fazer em Havana: Um pouco de história

Antes de mais nada, só um pouquinho de história aqui. A cidade de Havana, capital cubana, foi fundada em 1519, apenas alguns anos após a descoberta da ilha de Cuba, em 1492, por Cristóvão Colombo. Atualmente Havana é a maior cidade do Caribe, com cerca de 2,4 milhões de habitantes, e dessa forma representa a essência do país, com muita história, cores, vida noturna e costumes do povo cubano.

Quando se chega em Havana parece que estamos entrando em um filme. Prédios antigos, carros enormes, lindos e coloridos, e muita gente na rua. Como resultado de minhas pesquisas e conversas com os cubanos, percebi que muita coisa tem mudado nos últimos anos, muita coisa se modernizando, mais flexibilidade do governo e  muitos turistas descobrindo esse país maravilhoso. Assim sendo, se você quer conhecer Cuba com essa experiência do “de volta ao passado”, te aconselho ir o quanto antes.

Havana possui uma área metropolitana de mais de 750 km² e é divida principalmente em duas partes: Havana Vieja, centro histórico e El Vedado, polo cultural, portanto, são delas que falarei e darei dicas sobre o que fazer e lugares imperdíveis.

Lucas e Dianny com o mapa de Havana

Uma pequena pausa em Havana Vieja para recuperar o fôlego.

O que fazer em Havana Velha (Habana Vieja) 

Primeiramente, Habana Vieja é onde estão a maior parte das atrações turísticas, hotéis, museus, praças e restaurantes. A parte boa é que está tudo muito próximo e da pra fazer quase tudo a pé, as ruas são limpas e bem preparadas para receber os turistas; a parte ruim é que a grande parte dos turistas também gostam dessa opção de ter tudo por perto e estão todos lá, bem como, as lojas e atrações também já estão preparadas para receber os turistas.

Deu pra entender? É que eu vejo prós e contras, acho bom de ter tudo preparada para o turismo mas também acho que perde um pouco da essência. É isso.

Mas vamos lá, prepare para andar bastante, se perder e se achar, e aproveite para sair andando sem rumo, passar por ruelinhas estranhas que parecem que estão te levando para fora da cidade mas no final você encontra mais uma praça linda. Tudo faz parte da experiencia!

É muito bom andar sem rumo sim, sem preocupações e deixando a vida te levar, entretanto é sempre bom ter uma listinha do que fazer em Havana para não deixar alguns pontos importantes para trás, afinal não é todo dia que temos a oportunidade de viajar para Cuba, não é mesmo?

10 lugares imperdíveis em Havana Velha

1. Plaza de La Catedral: Essa praça é linda tanto de dia como de noite, cheia de restaurantes com mesinhas ao ar livre e onde está a Catedral de San Cristóbal. A igreja tem este nome porque, de acordo com crenças populares, até 1898 guardou os restos mortais de Cristóvão Colombo. 

2. La Bodeguita del Medio: Fica pertinho da Plaza de La Catedral.  Barzinho super famoso, tanto que hoje em dia até virou cartão postal da cidade. Entrando lá você pode ver as fotos de diversas celebridades que estiveram na Bodeguita e pode assinar nas paredes ou em qualquer espacinho que achar vago para deixar sua marca também. Famoso pelo Mojito e, ao mesmo tempo, pela ropa vieja, umas das comidas tradicionais de Cuba, que na verdade é carne de vaca desfiada com arroz.

fachada da Bodeguita del medio

Bar muito conhecido por seus famosos Mojitos.

Lucas em frente a uma parede de fotos dentro da Bodeguita del medio

3.Plaza de Armas: É a praça mais antiga de Havana.  De segunda a sábado tem feira de livros e revistas, super legal! Além de, claro, diversas construções antigas.

4.Plaza Vieja: a praça que eu mais gostei!! Clima delicioso, cheio de gente, crianças e adultos curtindo a praça, música ao vivo e também com muitos restaurantes com mesas ao ar livre, no meio da praça e também vários rooftops.

5.Calle Obispo: Importante rua da cidade, sem carros, cheia de restaurantes, lojas, turistas e muita música ao vivo.  Repare na antiga Farmácia Taquechel, de 1898, que fica no número 155. Que funciona hoje como drogaria para a população local, bem como,  um museu farmacêutico cheio de recipientes antigos. Mas essa só vi pela janela porque quando cheia já estava fechada… e parece ser linda ;(

6.Capitólio: Super fácil de visualizar, com todo aquele tamanho e  fica no Paseo Del Prado. Foi inaugurado em 1929 e é uma imitação assumida do Capitólio de Washington DC, porém mais alta. Atualmente passou por uma reforma que durou 8 anos mas reabriu suas portas em 2018. É possivel fazer vista guiada.

foto da fachada do capitólio, havana

Uma das principais atrações de Havana

7.Paseo del Prado (ou Paseo de Martí): Larga avenida para carros e pedestres. Cheia de bancos de mármore, canteiros floridos e leões de bronze. É uma delícia andar por ali! O Paseo foi construído em 1772 e era onde a aristocracia passeava de charrete. Ali estão a maioria dos hotéis, o capitólio e com mais uma caminhadinha você chega no Museo de La Revolución  e depois ao Malecon. (falarei sobre o malecon logo mais)

8.Museo de La Revolucion: É ali que você encontra toda a história da revolução cubana desde a cultura pré-colombiana de Cuba até o regime socialista de hoje. Um dos passeios mais interessantes da viagem (para quem gosta de história). O Museu está instalado justamente onde era o palácio do ditador Fulgencio Batista, foi inaugurado em 1920 e decorado pela Tiffany, em suma, é ótimo para viajar na história.  Você sai de lá sabendo muito mais sobre as lutas pela independência, as guerrilhas e sobre a revolução.

Lá também você vai encontrar instrumentos da época da revolução, uniformes ensanguentados, objetos de Che Guevara, ver marcas de bala na escadaria principal e até o iate Granma,  que levou Fidel e outros revolucionários partindo do México até Cuba, dando início à luta armada contra Batista. Separe um bom tempo, 10 CUCs e um espacinho no cérebro!

9.Real Fábrica de Tabacos Partagás: O prédio original é de uma das fábricas mais antigas e famosas de Havana. Quando estivemos a fábrica já não funcionava mais ali e sim num endereço mais distante, onde são feitos tours.  Nós não fizemos esse tour, mas se você tiver interesse no assunto, acredito que seja bem interessante pois faz parte da história cubana.

10.Fortaleza de San Carlos de la Cabaña: Essa foi uma dica da nossa anfitriã, ela disse que gostava de levar seu filho quando ele era pequeno, principalmente para ver o “cañonazo”, que é uma cerimônia que acontece todos os dias, pontualmente, às 21h. Entretanto, além do “cañonazo”, você pode passar várias horas andando pelo forte, admirando a vista e conhecendo as lojinhas e restaurantes que se encontram lá. Por fim, pode entrar no Museo de Comandancia del Che, que está localizado onde anteriormente foi o escritório de Che Guevara.

O que fazer em Havana: El Vedado

El Vedado  é um bairro grande, super interessante, que  revela a verdadeira Havana da atualidade. Ali estão diversos centros culturais, galerias de arte, restaurantes, cafés e vida noturna.

Foi o bairro que escolhi para me hospedar e não me arrependo. A experiencia de tentar uma aproximação à realidade cubana foi a melhor parte da viagem para mim. Foi ali que conversei com diversas pessoas, vi as feiras, os supermercados, as pessoas na rua, as crianças de uniforme voltando da escola, jovens e senhores fazendo reparos nos carros (os carros são muito antigos e sempre tem gente na rua arrumando os carros) os ônibus de linha, os ambulantes vendendo pães, bolachas, charutos e os grupos de jovens indo curtir a noite cubana ou indo bater papo no Malecon (falarei sobre ele mais abaixo). Em suma, foi ali que consegui fugir um pouco dos turistas.

Em El Vedado também estão alguns pontos turísticos que devem entrar na sua listinha do que fazer em Havana e então falarei sobre eles a seguir.

Lugares imperdíveis em El Vedado:

Hotel Nacional: Hotel super famoso pois foi local de grandes acontecimentos da história cubana.  A exposição de fotos de vários famosos comprova sua popularidade mas hoje em dia acabou ficando um hotel mais antigo e existem outros muito mais luxuosos. De qualquer maneira, vale o passeio por causa do enorme jardim e a bela vista para o mar. Você pode pedir alguma coisa do bar e aproveitar a vista e boa música ao vivo, que tem todo fim de tarde.

Plaza de La Revolucion: Essa praça virou um dos cartões postais da cidade por toda sua importância histórica. Foi base do governo cubano e onde aconteceram diversas manifestações políticas. Era o local onde  as pessoas se reuniam para assistir aos discursos de Fidel Castro.  Hoje em dia, ali estão duas imagens enormes, de Che Guevara e Camilo Cienfuegos e também uma estátua de José Martí.

E mais…

Universidade de Havana: Fundada em 1728, a Universidade de Havana é a mais antiga do país. Onde Fidel Castro estudou e se formou em direito. Queria muito ter entrado, parece linda por fora, super arborizada e com uma escadaria deslumbrante na entrada mas nunca consegui fazer bater os horários. Nossa anfitriã em Havana nos falou muito bem dela e pudemos sentir o orgulho.

escadaria em frente a universidade cubana

Universidad de la Habana, localizado em Vedado

Sorveteria Coppelia: A sorveteria mais tradicional e conhecida de Havana, é também uma das maiores do mundo com capacidade para 700 pessoas. Foi construída em 1966 a mando de Fidel Castro e é até hoje dirigida pelo governo. Num passado chegou a ter mais de 50 sabores, por outro lado, hoje me dia restaram apenas 3. Ainda assim, as filas são longas para degustar o famoso sorvete, porém a fila para os turistas costumam ser menores. Isso mesmo, existe uma fila para turistas e o valor é diferenciado também mas não caro.

sorveteria Coppelia

“Heladería Coppelia”, uma das maiores sorveterias do mundo

Malecon

Malecon é um movimentado calçadão com 8km de extensão pela costa de Havana, que vai do porto de Habana Vieja até o bairro El Vedado. Ali é um verdadeiro ponto de encontro para todas as idades. Fizemos esse trajeto caminhando duas vezes e te indico fazer o mesmo porque faz parte da experiencia cubana sentar no muro, admirar o lindo por-do-sol e observar os cubanos se divertindo, conversando, namorando, fazendo um música ao vivo ou até mesmo dançando. 

Malecón precisa estar na sua lista de o que fazer em Havana

Malecón precisa estar na sua lista de o que fazer em Havana

Informações adicionais para sua viagem:

Documentos obrigatórios para entrar em Cuba:

Primeiramente, se você começou seu planejamento agora e ainda não sabe sobre os documentos para entrar em Cuba saiba que, visto, seguro viagem e vacina para febre amarela são itens obrigatórios .

Eu usei a seguros promo porque ele é um site que consulta várias empresas e te mostra comparação para você escolher o seguro viagem que se encaixar melhor nas suas necessidades. Além disso usando o meu código DIANNYVIAJERA5 no seguros promo, você ganha 5% de desconto. Por fim, pega essa Dydica aqui… você ganha extras 5% de desconto se pagar no boleto!!

Faça uma busca e compare, sério.
Seguros Promo

O visto eu comprei com a própria cia aérea e a vacina eu já tinha. Te explico passo a passo sobre como conseguir esses documentos nesse post aqui. Dá uma olhada pra não ter erro porque sem esses documentos você não entra no país. Então tire um tempinho para cuidar dessas burocracias, são muito importantes!

Onde ficar em Havana: Super Dydica!!

Digo com toda a certeza do mundo, fique na casa dos cubanos! 

Isso mesmo que você leu! Se você quer uma experiência completa cubana, você TEM que se hospedar na casa de um cubano, definitivamente, esse é o must have de uma viagem à Cuba, especialmente em Havana.  Sabe aquelas curiosidades que todo mundo tem sobre Cuba? É la, na casa dos cubanos, juntamente com os cubanos, que você vai acabar com elas.

Eu usei o Airbnb para achar minha anfitriã e então, te sugiro a fazer o mesmo. Se você ainda não tem Airbnb já clica aqui e faça sua conta ganhando até R$179 de crédito após sua primeira reserva.

Também fiz um post completinho sobre hospedagem em Havana para te contar mais sobre essa experiencia na casa dos cubanos e ao mesmo tempo te explico melhor as vantagens e desvantagens de ficar em cada bairro. 

Desejo que sua experiencia nesse país incrível seja das melhores, então se tiver mais alguma dúvida é só falar nos comentários ou entrar nestes outros posts que também te ajudarão muito no seu planejamento.

Boa viagem!

Você também pode gostar

Leave a Comment